Make your own free website on Tripod.com

Um País novo com séculos de experiência.

Barra

Viagens Marítimas até ao princípio do sec.XV (1434)

Destinos e Portos principais de Portugal

A carreira da Flandres

 

 

 

 

O século XIV foi, em toda a Europa, uma época tremenda de guerra, de peste e de fome. Naturalmente, Portugal não escapou às vicissitudes terríveis de seu tempo. E, além das calamidades gerais, donde veio mortandade imensa, teve de sofrer duros combates para garantir a sua independência.

 

1385 As cortes de Coimbra elegem D. João I rei de Portugal.

 

Verdadeiramente importante foi a eleição do senhor D. João, mestre de Avis, como Rei de Portugal. Começou uma nova dinastia e uma nova era. O Reino conquista a paz e com ela aparece uma sociadade disponível e aberta ao futuro. Havia as condições necessárias e suficientes para arrancar com um grande empreendimento.

 

Tudo apontava o mar: a situação atlântica do País, o comércio litoral de antiga tradição, as viagens da carreira da Flandres, até a experiência de algumas expedições já feitas às Canárias. De resto, havia instrumentos e meios, os bastantes para fazer tanto ou mais do que haviam feito os marinheiros de Veneza, Génova e Maiorca: cartas com rosa-dos-ventos, bússolas com agulha de marear e, sobretudo, técnica de construção naval em vários estaleiros da costa.

 

 

 

 

............................................................................

 

Produzido por NMMcriações © 1999/2000 Todos os direitos reservados