Make your own free website on Tripod.com

Na Europa do seu tempo.

Barra

Europa

             

No começo do século XV, a Europa ainda sofre a Guerra dos 100 anos (1337-1457). Mas há sinais de paz: de facto, acaba o Cisma do Oriente (1378-1418) e a Cristandade reúne-se. Entretanto o progresso não pára: é a descoberta da Imprensa que permite a divulgação dos descobrimentos e da Cultura que se renova e expande pelas várias nações.              

Europa

 
 
 
 
                                   
                A Alemanha está em fase de abrir os caminhos da prosperidade: o imperador Maximiliano (1459-1519) prepara o glorioso futuro da Casa da Áustria, alargando os seus territórios. Na Europa do Sul, a Espanha avança para a unificação e, de seguida, empreende viagens oceânicas. O conflito com Portugal não tardou em chegar mas resolve-se pelo Tratado de Tordesillas (1494).                
 
 
 
 
                                   
                O século XVI é tempo de viragem. Lutero vem contestar a autoridade do Papa (1517) e a Reforma alastra. O Concílio de Trento já vem tarde (1545) quando pretende obstar à divisão entre católicos e portestantes. Na parte oriental do Continente, trava-se a marcha do imperialismo Turco-Otomano, na batalha de Lepanto (1571). A Europa estava a mudar: a grandeza ibérica passara e o futuro era de novas potências marítimas.                
 
 
 
 
                                   

..................................................

 

Produzido por NMMcriações © 1999/2000 Todos os direitos reservados